Clero

Dom Jacinto Inacio Flach

Bispo da Diocese de Criciúma

Jacinto Inacio Flach nasceu no dia 26 de fevereiro de 1952, na cidade de Bom Princípio, no Rio Grande do Sul. É o quinto dos nove filhos do casal formado por Maria América Schaidler e José Otacílio Flach, ambos falecidos.

Com o lema presbiteral “Tudo posso Naquele que me fortalece” (Fp 4,13), Dom Jacinto foi ordenado presbítero em 7 de maio de 1988, em sua cidade natal pela imposição das mãos de Dom Edmundo Knuz, na Paróquia Nossa Senhora da Purificação. Após a ordenação, foi enviado para a cidade de Estrela (RS), na Paróquia Santo Antônio, aonde permaneceu durante dois anos como vigário paroquial.

Depois, foi para o Seminário e Paróquia Imaculada Conceição, em Viamão (RS). Serviu ali durante cinco anos, até assumir uma nova missão, ampliando seus estudos com o Mestrado em Teologia Espiritual pelo Instituto Teresianum, em Roma, na Itália. Lá permaneceu dois anos, residindo no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, até retornar para o Brasil, em 1997, quando assumiu como diretor espiritual do Seminário de Viamão. Na terça-feira do dia 28 de outubro de 2003, recebeu o pedido do Papa Bento XVI para ser bispo. No mês seguinte, dia 12, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre e do Vicariato de Guaíba.

Ordenado bispo em fevereiro de 2004, escolheu como lema episcopal “Anuncio-vos a Misericórdia”, extraída da carta encíclica “Dives in Misericordia”, escrita pelo Papa João Paulo II. Em 13 de novembro de 2009, Dom Jacinto iniciou sua missão atual, ser bispo da Diocese de Criciúma.