Os Sete Sacramentos da Igreja

A Confirmação (Crisma)

“Receba por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus.” (Pontifical Romano)

Receber este sacramento é necessário para a plenitude da graça batismal. Com efeito, todos os que já foram batizados recebem o sacramento da Confirmação (a Crisma) e, a partir dela, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo.

A partir da Confirmação tornam-se cada vez mais responsáveis por “difundir e defender a fé cristã por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo”. (Lumen Gentium, 11)

Procedimento

Para receber este sacramento é necessário, tal qual a Eucaristia, participar da Catequese, a fim de se preparar espiritual e intelectualmente para o passo que se dará com este sacramento.

Com efeito, concluindo a etapa da Catequese inicial, tendo celebrado a Primeira Comunhão, dá-se início a Catequese da Crisma, com duração de 2 anos.

Após esse período o catequizando recebe o sacramento da Confirmação pelas mãos do bispo diocesano.

Se você é jovem ou adulto e ainda não recebeu este sacramento, existe a Catequese de Adultos, com duração mais breve e didática própria para a faixa etária.