Seja bem-vindo(a) - 27 de abril de 2024

Os Sete Sacramentos da Igreja

O Matrimônio

“Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne. Em resumo, cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo e a mulher respeite o seu marido.”

(Ef 5, 31.33)

No sacramento do Matrimônio, o consentimento, pelo qual os esposos mutuamente se dão e se recebem, é selado pelo próprio Deus. Dessa aliança “nasce uma instituição, também à face da sociedade, tornada firme e estável pela lei divina.” (Gaudium et spes, 48)

vínculo matrimonial é estabelecido pelo próprio Deus, de maneira que o matrimônio ratificado e consumado entre batizados não pode jamais ser dissolvido. Este vínculo dá origem a uma aliança garantida pela fidelidade de Deus.

A graça própria do sacramento do Matrimônio destina-se a aperfeiçoar o amor dos cônjuges e a fortalecer a sua unidade. Por meio desta graça, caminham juntos para a santidade.

Cristo é a fonte desta graça. Ele fica com eles, dá-lhes a coragem de o seguirem tomando sobre si a sua cruz, de se levantarem depois das quedas, de se perdoarem mutuamente, de levarem o fardo um do outro. Além do mais, nas alegrias do seu amor e da sua vida familiar, Cristo lhes dá, já neste mundo, uma antecipação da festa das núpcias do Cordeiro. (Catecismo da Igreja Católica, 1639-1642)

O que devo fazer?

Para receber este sacramento é necessário participar da Catequese do Matrimônio, com duração de alguns encontros antes do sacramento, realizados na casa dos catequistas, e alguns encontros após o sacramento, realizados na casa dos recém-casados.

Deve-se procurar a secretaria da paróquia para efetuar a inscrição na Catequese do Matrimônio. Em seguida, deve-se apresentar a documentação necessária, a saber:

1. Certidão de Nascimento atualizada ou de Casamento no Cívil;
  2. Certidão de batismo (recente);
    1. (Esta certidão encontra-se na paróquia onde foi batizado(a));
  3. Comprovante da Catequese de Matrimônio;
  4. Cópia do RG e CPF;
  5. Comprovante de Residência;
  6. Comprovante de Dízimo;
  7. Nome, data de nascimento, endereço, profissão, estado civil, RG e CPF de duas testemunhas;

Obs.1: Encaminhar os documentos no mínimo 45 dias antes do casamento. Noivo e noiva devem comparecer na secretaria;

Obs.2: A ornamentação da Igreja, músicos e leitores ficam a cargo dos respectivos noivos.

Obs.3: É necessário ter os seguintes sacramentos: Batismo, Eucaristia e Confirmação (Crisma). Caso falte algum destes, é necessário realiza-los mediante preparação por meio da Catequese de Adultos, com duração mais breve do que a catequese ordinária e didática própria para a faixa etária.