Os Sete Sacramentos da Igreja

A Eucaristia

“Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória. […] Essa taça é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós.” (Lc 22, 19-20)

Jesus Cristo instituiu na última ceia, na noite em que foi entregue, o sacrifício eucarístico do seu corpo e sangue, para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até a sua volta, o mistério de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Na Eucaristia participamos do banquete pascal em que se recebe Cristo, Filho de Deus e nosso Salvador, que se fez pão e vinho para continuar em nosso meio, sendo sustento e remédio para nossa vida.

Por isso, a Eucaristia é fonte e ápice de toda nossa vida cristã. Tudo na Igreja, os demais sacramentos e toda ação realizada, está vinculado à Sagrada Eucaristia.

O que devo fazer?

Para participar deste sacramento é necessário fazer a Catequese, a qual tem como missão introduzir o cristão nas verdades de nossa fé, pela Palavra, pela Tradição e pelo Magistério.

A Catequese regular de Iniciação à Vida Cristã dura o período de 2 anos, concluindo com a celebração da Primeira Comunhão.

Se você é jovem ou adulto e ainda não recebeu este sacramento, existe a Catequese de Adultos, com duração mais breve e didática própria para a faixa etária.

Independente de sua idade, caso deseje realizar a Catequese para receber este sacramento procure a secretaria ou os catequistas da paróquia para se informar do período de inscrição.