Catequese

Catequisar é fazer ressoar a Palavra de Deus. Os Discípulos foram os primeiros a catequizar, ensinando aos povos aquilo que aprenderam de Jesus. A Igreja continua através do magistério, a missão de ensinar, fazendo da catequese uma íntima ligação com a vida da Igreja.

A catequese é fundamental para a transmissão da fé. É o esforço da Igreja em ser fiel ao mandato de Jesus, “…Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações! ” (Mt 28,19). Embora tem-se pessoas disponíveis para ajudar nesta transmissão, os chamados catequistas, a primeira responsabilidade da catequese é dos pais, na família.

Antes mesmo da criação da paróquia, na década de 1940, havia uma jovem solteira chamada Leopoldina, que trabalhava na escolha de carvão e dava catequese, ou melhor a chamada “doutrina” para as crianças, preparando-as para a recepção dos sacramentos.

Com a chegada das Pequenas Irmãs da Divina Providência, em 1954, a catequese foi assumida e organizada por elas. Também muitos leigos eram catequistas, sendo formados muito bem para esta missão, visto que as irmãs traziam muitas pessoas de fora para ministrar cursos e palestras.

Hoje em dia, a catequese para os sacramentos passou por uma grande mudança. A Diocese de Criciúma, adotou o método da Iniciação a vida cristã, que propõe um processo, no qual a pessoa é inserida no mistério de Cristo, tornando-se discípula e engloba todos os outros seguimentos como: Catequese para o Batismo, Catequese para o Matrimônio e Catequese de Crianças, Jovens e Adultos.

Em nossa paróquia na Matriz a Catequese para Crianças, Jovens e Adultos acontece nas terças feiras, quinta feira e aos sábados, já nas comunidades verificar a disponibilidade de dias e horários.

Coordenador(a): Ioná Uggioni João Duzzioni (48) 99651-9870
Paulo Zanette Duzzioni (48) 99651-9871