Os Sete Sacramentos da Igreja

A Ordem

“É tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus […] Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza.”

(Hb 5,1-2)

A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado.

Este sacramento é um dos meios pelos quais Cristo não cessa de construir e guiar a sua igreja. No serviço do ministro ordenado, é o próprio Cristo que está presente à sua Igreja, como Cabeça do seu corpo, Pastor do seu rebanho e Sumo-Sacerdote do sacrifício redentor. (Catecismo da Igreja Católica, 1536.1547-1548)

O que devo fazer?

Este sacramento é reservado aos homens que se sentem chamados por Deus à vocação presbiteral. O processo de formação acontece em seminários, durante alguns anos.

Se você sente o chamado do Senhor para se colocar a serviço da sua Igreja neste mundo, pela vocação específica do sacerdócio, nossa diocese conta com Encontros Vocacionais no Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, ao longo de todo ano.

Para se informar sobres as datas e os processos para participar dos encontros, deve-se procurar a secretaria paroquial, os padres de sua paróquia ou até mesmo o próprio Seminário.

Bom Pastor, dai-nos padres segundo o Vosso coração. Pois a messe é grande e os operários são poucos!