Os Sete Sacramentos da Igreja

O Batismo

“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,19)

O Batismo é a porta de entrada aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e nos tornamos filhos e filhas de Deus. Passamos a ser membros do Corpo de Cristo e somos incorporados na Igreja. Batizar significa “mergulhar”, “imergir”. Essa imersão na água simboliza a sepultura na morte de Cristo, de onde se sai pela ressurreição com Ele como “nova criatura” (2Cor 5, 17; Gl 6, 15). (Catecismo da Igreja Católica, 1213-1214)

O que devo fazer?

Para obter este sacramento é necessário procurar a secretaria da paróquia na qual você reside a fim de apresentar a documentação exigida e agendar o curso de preparação para Pais e Padrinhos.

Atualmente o curso acontece em alguns encontros realizados na casa dos interessados. Esse curso tem a finalidade de preparar os pais e os padrinhos para o sacramento que estão prestes a pedir para seu filho/afilhado. Não é apenas um rito de passagem ou uma obrigação, é um sacramento a ser vivido no dia a dia por toda a vida, por isso exige compreensão e adesão de coração.

Portanto, se você deseja este sacramento, primeiro procure a secretaria da paróquia e se informe das condições do curso de preparação.

Tendo concluído o curso, apresente os seguintes documentos na secretaria paroquial:

1. Comprovante do curso de Batismo;
  2. Comprovante de residência;
  3. Certidão de Crisma ou Matrimônio na Igreja, dos Padrinhos;
  4. Certidão de nascimento da criança;
  5. R$ 25,00 de taxa.

Contudo, se você busca o Batismo para uma criança com idade para Catequese, para um adolescente ou para um adulto, o procedimento é um pouco diferente.

Uma vez que a idade permite que o próprio catecúmeno (aquele que será batizado) também receba a preparação para ser batizado, ele deve realizar a Catequese ordinária ou a Catequese para adultos, se for o caso.

Deve-se buscar a secretaria da paróquia do mesmo modo para informar-se sobre os dias e turmas de Catequese.