Clero

Padre Eduardo Felizardo de Andrade

Pároco

Padre Eduardo Felizardo de Andrade é pároco da Paróquia Santo Agostinho, no Distrito do Rio Maina, cidade de Criciúma.

Com 42 anos de idade, nascido em 27 de agosto de 1981, tem hoje 4 anos de sacerdócio. Foi ordenado no dia 27 de julho de 2019, na Catedral São José, em Criciúma.

Natural de Criciúma, filho de Valter José de Andrade e Elizabeth Felizardo de Andrade, possui duas irmãs, Helen e Beatriz, e uma sobrinha, Isabela.

“Minha família é aqui da Próspera, Criciúma. Uma família muito tradicional, muito simples, muito feliz. Minha família sempre foi muito ativa na igreja, na comunidade e foi ali que eu fui percebendo o meu chamado”, relata o padre, “[…] de um modo muito natural, muito tranquilo. Como? No processo, no caminho. A minha vocação não se deu da noite para o dia, mas foi um discernimento.”

Já depois de seus vinte anos de vida e participando ativamente na vida pastoral da paróquia, sente uma inquietação no coração, e pergunta-se “Por que não fazer uma experiência vocacional?”. E assim, em 2009, ingressa na etapa do Propedêutico, no Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, no qual reside por um ano.

“Ali fiquei um ano, fui caminhando, fui mergulhando, me aprofundando, fui tendo clareza do chamado.”

Em seguida, continuou o processo formativo, com os 3 anos de Filosofia, em Brusque, e os 4 anos de Teologia, em Florianópolis. Ainda enquanto seminarista foi enviado a Paróquia Santo Agostinho, ordenado diácono e depois padre.

“Hoje sou pároco desta Paróquia e estou aqui dando a minha vida, com as lutas e alegrias, trabalhando para obra, enquanto a Igreja precisar. Meu desejo com a vida sacerdotal, é alcançar o céu. A via de santificação que eu encontrei para minha história foi pelo Sacerdócio.”