Em 2026, a Paróquia Santo Agostinho, no Rio Maina, celebra 70 anos de sua criação oficial, ocorrida em 19 de janeiro de 1956. A data marca o início de um Ano Jubilar, que será vivido ao longo de todo o ano com missas mensais comemorativas, momentos celebrativos e ações que recordam a caminhada da comunidade ao longo das décadas.
Ao celebrarmos os 70 anos, apresentamos a logo oficial do nosso Ano Jubilar — um símbolo que reúne fé, memória, identidade e gratidão. Cada detalhe foi pensado para representar a caminhada da nossa comunidade ao longo das décadas.
O número 70 e o coração em chamas
O número 70 traz, em seu zero, o formato de um coração em chamas, inspirado no coração inquieto do nosso padroeiro, Santo Agostinho. Esse coração representa a identidade da nossa paróquia: um coração inquieto que ama, acolhe e evangeliza.
As chamas simbolizam as comunidades que formam a nossa paróquia. Unidas, elas fazem o coração pulsar. Diferentes entre si, revelam a beleza e a singularidade de cada comunidade. A chama que se desprende do coração representa a Paróquia Sagrada Família de Nazaré do Metropol e suas comunidades, que caminharam conosco e fazem parte da nossa história.
As igrejas que construíram nossa caminhada
No interior do coração estão representadas as igrejas que acolheram gerações e ajudaram a construir a nossa história.
A segunda igreja da paróquia foi o primeiro templo a deixar registros formais, permanecendo até a década de 1950.
A terceira igreja teve sua pedra fundamental abençoada em 1949. Sua construção foi concluída em setembro de 1953, marcando o crescimento e a consolidação da fé.
A atual Igreja Matriz foi inaugurada em 15 de agosto de 1983. Destaca-se pela ousadia de sua arquitetura — inspirada na Arca da Aliança — e pela rapidez de sua execução, tornando-se referência na vida paroquial.
As cores do Ano Jubilar
Os 70 anos, celebrados como Bodas de Vinho, inspiram a cor que marca o nosso Ano Jubilar. O tom vinho expressa a maturidade da nossa caminhada e a riqueza da nossa história. Em harmonia com ele, o dourado representa a glória, a solenidade e o agir de Deus ao longo dos anos.
Um ano de gratidão
Ao contemplarmos nossa história, reconhecemos o agir de Deus em nossa Paróquia. Como nos recorda o tema do nosso Ano Jubilar — “O Senhor fez grandes coisas por nós; por isso estamos alegres.” (Sl 126,3) celebramos com gratidão tudo o que foi vivido ao longo desses 70 anos. Este é apenas o início de um ano marcado pela memória, pela comemoração, pela evangelização e por uma profunda gratidão.