17/09 Notícias da Paróquia PASCOM da Pároquia Santo Agostinho participa de retiro diocesano

No domingo, dia 17 de setembro de 2023, no Auditório São João XXIII no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, aconteceu o Retiro Diocesano da PASCOM.

O encontro que teve como tema: O papel fundamental da comunicação na anunciação do Evangelho, foi organizado pela Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação da Diocese de Criciúma e contou com a participação do Padre Carlos Pamplona da Diocese de Lages conduzindo as atividades ao longo do dia.

Entre os assuntos abordados, esteve o amor de Deus pelos seus filhos, no qual Padre Carlos fez com que os participantes refletissem sobre como o amor constrói grandes pessoas, citando exemplos de Santos, como nosso padroeiro Santo Agostinho, que pelo amor e oração de Santa Mônica, se tornou Doutor da Igreja. Padre Carlos ainda sugeriu a leitura do Livro: Testemunhas da Esperança de François X. N. Van Thuan.

“Retiro é o local de encontro espiritual, encontro com Deus. Assim como Paulo foi para o deserto para depois sair e anunciar Cristo Jesus, também para nós comunicadores é preciso buscar o deserto, a tranquilidade para conversar e escutar o que Deus tem para nos dizer. O retiro conduzido pelo Padre Carlos Pamplona nos permitiu essa experiência, um domingo de tranquilidade e reflexão. E certos de que como Igreja, somos parte do corpo, e que seguimos escutando o que Cristo, que é cabeça deste corpo, tem para nos dizer” destaca Rafael Rocha, coordenador da PASCOM da Paróquia Santo Agostinho.

O encontro teve também a participação do Padre Daniel Zilli, assessor da Pastoral, o qual ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos da PASCOM na Igreja. A formação contou com 90 pessoas, representando 15 paróquias de nossa Diocese, e foi finalizada com Adoração ao Santíssimo Sacramento.

“O momento foi de grande espiritualidade e aprendizado, foi notório o empenho de todos os envolvidos, o que é demonstração de fé, carinho e amor para com Nosso Senhor. Aumentamos nossa força, renovamos nossa fé e experimentamos um momento de espiritualidade que se difere de nosso cotidiano. É incrível estarmos reunidos com pessoas que amam Jesus assim como nós!” destaca Fernando Mastela, membro da PASCOM da Paróquia Santo Agostinho.

A Paróquia Santo Agostinho foi representada com a participação de 17 membros da PASCOM e destacou-se por ser a Paróquia com maior número de inscritos. Para Rafael Rocha “após essa experiência retornamos as atividades, com o entendimento de que para desenvolvermos nossa missão é preciso, como nos diz Santo Inácio de Loyola, seguir a vontade de Deus, estar por inteiro ali onde devo estar, se concentrar em cada missão e não se perder no universo de informações, não se desviar do caminho pelas distrações que temos em nossa rotina”.

Clique aqui para ver mais fotos