Equipes de Nossa Senhora

As equipes de Nossa Senhora são um movimento que tem como carisma a espiritualidade conjugal. É constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã, na mística da presença de Cristo na comunidade (equipe), no auxilio mútuo e no testemunho.

Teve seu início em 1938, quando um jovem padre de Paris, Henri Caffarel, recebe a visita de uma pessoa que desejava lhe falar sobre sua vida espiritual. Alguns dias depois, ela volta, acompanhada do marido. A seguir, esse casal apresenta o Padre Caffarel a outros três casais. Repletos de amor e cristãos convictos pedem a ele que os guie em busca de viver o seu amor à luz da sua fé.

“Façamos o caminho juntos” responde-lhes o Padre Caffarel, e dessa maneira, o projeto de se reunirem para refletir em comum sobre o matrimonio estava lançado. Pouco a pouco, os olhos destes jovens casais descobrem o lugar privilegiado do casal nos desígnios de Deus. Simultaneamente, fazem experiências de vida comunitária onde se realiza a promessa de Cristo de estar presente. A vida deles progride através da abertura aos outros, na união a Deus, entre os esposos e entre os casais.

Assim, por conhecermos as fraquezas, dificuldades e a insuficiência de nossos esforços isolados nos reunimos em Equipes sob a proteção de Nossa Senhora e através de pontos concretos de esforço procuramos progredir, como casal, família, no amor de Deus e do próximo. Uma equipe não pode viver isolada. O Movimento das Equipes de Nossa Senhora possui uma organização destinada a coordenar, animar, apoiar, servir e manter a sua unidade. Essa unidade é constituída e formada pelo desejo de progredir juntos na fidelidade ao espírito e aos seus métodos.

As Equipes, são compostas de cinco a sete casais, que a cada ano, escolhe o seu “casal responsável”, sendo assistida por um sacerdote “Conselheiro Espiritual”, que torna manifesto o vínculo com o sacerdócio e a comunhão com a Igreja.

Novos casais são convidados a formar uma nova equipe ou reintegrar uma equipe em andamento. O Casal tem que ter o Sacramento do Matrimonio em primeira união e não pertencer a outras seitas.

No mês, o movimento tem quatro encontros, A oração do terço, reunião mensal, adoração ao Santíssimo e Missa mensal do movimento.

Em Criciúma à 3 Setores, A, B e C da Província Sul III – Região Santa Catarina III

Casal Regional – Alessandra e Claiton SCE- Pe. Antônio Junior

Casais Responsáveis por Setores:

Patrícia e Luiz Carlos, SCE Pe. Valdemar- Setor A – 07 equipes

Tatiane e Marcelo, SCE Pe. Vânio- Setor B – 10 equipes