Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt
A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, fundada pelo Pe. José Kentenich em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha.
Pe. José Kentenich expressa seu desejo que a Imagem de graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt tenha um lugar de honra nos lares. Ele escreve em Santa Maria/RS:
“Levem a Imagem da Mãe de Deus e dêem um lugar de honra nos lares, assim eles hão de se tornar pequenos Santuários nos quais a Imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma Santa Terra de Famílias e formando santos membros da família…” (15 de abril de 1948).
Em 1950, o Sr. João Luiz Pozzobon, dono de um pequeno comércio, pai de sete filhos e católico fervoroso, participa de um grupo de homens, no início do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em Santa Maria
Irmã Teresinha entrega-lhe a Imagem, que havia sido benta no Santuário, pelo Pe. Celestino, com as palavras:
“Esta Imagem ficará sob seu cuidado. Não é preciso que reze o terço todas as noites. Apenas deverá cuidar que peregrine de casa em casa”.
Sr. João aceita esse convite. Assume a tarefa de levar a Imagem Peregrina da Mãe e Rainha de Schoenstatt às famílias e exerce esse apostolado durante 35 anos, até a data de seu falecimento em 27 de junho de 1985. Com ela percorre mais de 140.000 Km. Em todos esses anos, não deixa um dia sequer de praticar esse apostolado.
A partir de 1959, a presença de Maria multiplica-se por meio das pequenas Imagens da Mãe peregrina, na forma atual, que visitam mensalmente as famílias.
Na Paróquia Santo Agostinho, o movimento teve seu início na década de 1980, com uma promessa feita pela esposa do Sr. Rodolfo, com a descoberta de uma enfermidade do seu esposo. Como ele recebera a graça da cura, conheceram as Irmãs de Maria de Schoenstatt, em Santa Maria- RS e também o movimento. Como retribuição à intercessão da Virgem Maria, implantaram aqui o movimento, iniciando a visita das capelinhas às casas e comércios da comunidade.
Através das Missionárias da Mãe Peregrina, o movimento organiza-se. Cada capelinha é cuidada por uma missionária. Esta tem trinta famílias, as quais a Mãe de Deus visita diariamente.
Para mais informações, entre em contato com a coordenação do Movimento da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Fonte: schoenstatt.org.br, membros da comunidade.