Pastoral da Comunicação – Pascom

Diante da missão de evangelizar por meio da comunicação de forma horizontal, articulada e dinâmica, servindo e facilitando a comunicação de todas pastorais a anunciar a Igreja, o Cristo nosso Senhor, foi instituída a Pascom em nossa paróquia pela primeira ata em 13/05/2017, dia de Nossa Senhora de Fátima. E seguimos estudando os documentos da igreja, chamando irmãos aos serviços pastorais e organizando a comunicação paroquial.

A Pascom iniciou ainda que sem o título e de forma embrionária pelos serviços de criação do site, fotografias e filmagens de eventos de nossa Igreja. E neste primeiro momento muito bem representado pela pessoa do Dionélio Daleffe. Alguns anos depois percebendo a necessidade de inserir a paróquia nas redes sociais algumas pessoas de nossa igreja representados pela depois coordenadora Maíra Ronsani, se organizaram e criaram o Facebook da paróquia, a fim de fazer a cobertura por este canal dos 60 anos de paróquia Santo Agostinho, no ano de 2016. O Pároco na época, Padre José Lino Buss então anunciou que os mesmos haviam iniciado a Pascom.

Já bem organizada e estruturada a Pascom em 2020 pelo decreto de isolamento social dado pela pandemia do COVID 19 encontra uma missão desafiadora de dar suporte máximo e dinâmico por meio das transmissões de missas e também de forma inédita realizar a festa dos padroeiros de forma online, com missas semipresenciais e online, talk show, drive trhu…

E hoje, em uma sociedade mais digital, enfrentamos a missão na vocação de comunicadores de inovar de se atualizar e ocupar os espaços como Igreja do povo de Deus. Estamos a serviço de Deus e somos chamados a trabalhar na messe do Senhor. Não somos uma equipe de profissionais, mas de pessoas que Deus confiou esta tarefa.  Deus não escolhe os preparados, ele prepara os escolhidos.

Hoje nossa pastoral atua nas seguintes demandas: Desenvolvimento de artes para material gráfico, criação de arte e gestão de mídias sociais, Instagram e Facebook, transmissão de missas e celebrações pelo Facebook e YouTube, gestão do data show que substitui os folhetos das missas e os livros de canto, assessoria jornalística nos eventos como festa dos padroeiros e Cerco de Jericó, cobertura fotográfica em toda a paróquia. E em todos esses meios comunicamos a agenda paroquial e das pastorais.

A Pastoral da Comunicação é dinâmica está sempre se atualizando e colocando em prática novas ideias, e para isso conta atualmente com uma equipe que se subdivide nas áreas de fotografia, gestão de mídias sociais, criação de artes, transmissão e data show.  Se você tem aptidão em alguma dessas áreas, ou se apenas tem vontade de ajudar e aprender, junte-se a nós, estamos sempre abertos a novos membros. Deixe seu nome com o pessoal que estiver no data show ao final da missa, ou entre em contato diretamente com o coordenador da PASCOM. E seja bem-vindo (a) a família PASCOM!

Coordenador(a): Mayara de Souza (48) 99988-8151
Monique Colombo (48) 99965-4986