Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conforme o decreto 05/2006 da CNBB. A Pastoral da Criança, na CNBB, atualmente, faz parte da Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora.

A Pastoral da criança, nasceu na paróquia Santo Agostinho, em maio de 1985, por meio da amizade entre congregações religiosas. Amizade estreitada entre a irmã Hilda Arns, das Irmãs Escolares de Nossa Senhora e a Irmã Tereza dos Reis, das Pequenas Irmãs da Divina Providência, recém-chegada da missão humanitária da Guerra das Malvinas. Como Irmã Tereza era enfermeira, ela passou a ajudar a Irmã Hilda nos encontros e formações da pastoral, implantando também no Rio Maina tal pastoral.

Hoje nossos encontros de líderes, acontecem na última quinta-feira feira do mês na sala da Pastoral na igreja Matriz Santo Agostinho.

Recebemos doações que são distribuídas às famílias cadastradas. Trabalhamos também na produção da farinha multimistura, composta por farelo de arroz e trigo, folha de mandioca e sementes de abóbora e gergelim. Nas últimas três décadas, o composto revolucionou o trabalho da Pastoral da Criança, reduzindo as taxas de mortalidade infantil no País e ajudando o Brasil a tirar centenas de crianças da desnutrição.

Outros trabalhos como, a pesagem das crianças, são realizadas em todas comunidades e as informações, seguem pra sede nacional da Pastoral da Criança, que fica em Curitiba, onde é feito uma avaliação juntamente com o Ministério da Saúde, cuidando assim da saúde de nossas crianças e gestantes.

Coordenador(a): Judite Medeiros (48) 3442-5714