Pastoral do Dízimo

A pastoral do dízimo na paróquia Santo Agostinho, iniciou na década de 1980, com a chegada do Pe. Albertino Bonetti, e principalmente com as campanhas para a construção da nova igreja matriz. A pastoral era coordenada pelo próprio pároco e contava com a ajuda das senhoras do Apostolado da Oração.

Foi feito um trabalho de mapeamento de ruas e distribuição das mesmas para cada uma das missionárias. O trabalho era basicamente ir de casa em casa, recolher a oferta e levar até a secretaria paroquial. Vale destacar que os pais, incentivavam seus filhos, que ao começar a trabalhar, deveriam contribuir com a comunidade através da oferta do dízimo, por isso muitos jovens solteiros eram dizimistas.

Com o passar dos anos, já na missão do pároco, Pe. Sidnei Vitali, houve uma reestruturação no formato da oferta do dízimo, em conformidade com a orientações da CNBB. Agora as missionárias do dízimo não mais recebiam a oferta em casa, mas levavam apenas o envelope, para que cada família pudesse fazer a sua oferta na Santa Missa, depositando assim, diante do altar do Senhor sua oferta.

O principal papel da Pastoral do Dízimo é conscientizar os fiéis do dever de retribuir a Deus, através da sua oferta material, todo bem que Ele nos dá. É uma expressão de gratidão.  Também é seu papel, criar a mentalidade de que, todos os cristãos têm responsabilidade para com sua Igreja e comunidade.  Além disso, é importante ressaltar que, o Dízimo serve também para a manutenção da vida da igreja. A oferta do dízimo é uma oferta voluntária, regular e proporcional ao rendimento de cada batizado. Portanto, o dízimo não é obrigatório, mas sim, um sinal de amor, fé e partilha para com a comunidade.

Se você se sentir chamado a ser um agente desta pastoral, entre em contato com um dos plantonistas, coordenadores ou com os nossos padres. Eles irão te orientar sobre como proceder.

Coordenador(a): Gabriela Pierini (48) 99954-1191
Leandro Eufrásio (48) 99985-4560