Pastoral Social

A pastoral social é essa presença da Igreja junto aos mais necessitados. Àqueles que estão à margem da sociedade e que precisam de um auxílio para a mudança de vida, sempre tendo presente que são filhos muito amados de Deus. Essa pastoral não se restringe a distribuição de alimento e roupas, mas engloba outras diversas pastorais, como Pastoral da Saúde, da Criança, carcerária… que têm como objetivo a ajuda àqueles que estão necessitados.

As pioneiras da pastoral social na Paróquia Santo Agostinho, foram as Pequenas Irmãs da Divina Providência. Elas chegaram em Rio Maina em 1954, custeadas e em parceria com o Serviço Social da Industria (SESI), com o objetivo de desenvolver um trabalho de assistência às famílias dos mineiros, visto a grande exploração do carvão nesta região e os grandes problemas causados por ela. Na época os recursos para saúde, educação, simples práticas de cuidado com a higiene e assistência aos necessitados, eram escassos, e o trabalho das irmãs foi de grande valia para o povo, a ponto de serem chamadas de “Mães da pobreza”. Vale ressaltar que o primeiro posto de saúde do Rio Maina, foi a casa das irmãs e por conta da grande demanda de trabalhos, elas ganharam da Alemanha, por meio do projeto Adveniat, um carro Ford Rural, para auxiliar nos trabalhos.

Com o desenvolvimento do serviço público, o estado assumiu grande parte destes trabalhos, como a abertura de postos de saúde, escolas, creches, assistência social, também com fechamento da Casa Assistencial São José e a saída das irmãs, este trabalho foi assumido por lideranças leigas, restringindo grandemente o campo de trabalho.

Em 2023 a Pastoral social passou uma reformulação e conta com uma equipe maior, com profissional na assistência social, nutricionista e uma grande participação de voluntários da comunidade. Além de doações de roupas e alimentos, também agora com higiene pessoal e limpeza. Todas as famílias necessitadas passam por um cadastramento e são acompanhadas periodicamente. A todos que quiserem participar dessa pastoral, sejam bem-vindos. A pastoral Social se reúne todas as terças feiras das 13:30h as 17h ao lado da sala Santo Agostinho.

Coordenador(a): Nira Plácido Ghisi (48) 99807-6244