Pastoral Vocacional

“…A Pastoral Vocacional, que é responsabilidade de todo o povo de Deus, começa na família e continua na comunidade cristã, deve dirigir-se às crianças e especialmente aos jovens para ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento…” Doc. 110, CNBB

A Pastoral Vocacional na paróquia Santo Agostinho, conforme consta em ata, foi constituída no dia 05 de julho de 1987. Entretanto, o trabalho vocacional já vinha sendo desenvolvido através do apostolado das Pequenas Irmãs da Divina Providência, na catequese, coroinhas e grupos de jovens. Também se destaca o trabalho dos párocos, primeiros e maiores responsáveis pelas vocações no âmbito paroquial.

Neste dia, um grupo de leigos, acompanhados pela Irmã Tereza dos Reis, reuniram-se para discutir assuntos referentes ao trabalho vocacional, motivados pelas orientações pastorais da Diocese de Tubarão, a qual, na época, nossa paróquia pertencia.

Como coordenadores foram eleitos o Sr. Névio Uggioni e o jovem Aguinaldo Zucchinalli, junto a eles outros inúmeros jovens e adultos.

De lá para cá, o trabalho da pastoral se desenvolveu, juntando-se ainda mais pessoas comprometidas com as vocações e que arduamente trabalham na manutenção e ajuda aos vocacionados pertencentes a paróquia.

É importante ressaltar que a Paróquia de Rio Maina sempre foi um lugar muito propício para o surgimento de vocações sacerdotais e religiosas. Em depoimento ao livro “Crônicas da Diocese de Tubarão do Pe. Claudino Bif ”, o então pároco, Pe. Gregório Michels, relatou: “…Vocações sacerdotais e religiosas são realmente muito possíveis aqui, pois há em muitas famílias e em muitos jovens, condições de fé, que muito favorecem a disposição de servir ao povo de Deus na vida sacerdotal ou religiosa…”

Além de todas as atividades diocesanas, comarcais e paroquiais, acontece uma reunião mensal e também mensalmente, reúnem-se para a oração do santo terço pelas vocações.

Juntos, como Paróquia Santo Agostinho, queremos insistentemente pedir:  “Enviai Senhor, operários e operárias para a vossa messe, pois a messe é grande e os operários são poucos! ”

Coordenador(a): Maria do Carmo Bif (48) 99944-7167