“Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne. Em resumo, cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo e a mulher respeite o seu marido.”
(Ef 5, 31.33)
No sacramento do Matrimônio, o consentimento, pelo qual os esposos mutuamente se dão e se recebem, é selado pelo próprio Deus. Dessa aliança “nasce uma instituição, também à face da sociedade, tornada firme e estável pela lei divina.” (Gaudium et spes, 48)
O vínculo matrimonial é estabelecido pelo próprio Deus, de maneira que o matrimônio ratificado e consumado entre batizados não pode jamais ser dissolvido. Este vínculo dá origem a uma aliança garantida pela fidelidade de Deus.
A graça própria do sacramento do Matrimônio destina-se a aperfeiçoar o amor dos cônjuges e a fortalecer a sua unidade. Por meio desta graça, caminham juntos para a santidade.
Cristo é a fonte desta graça. Ele fica com eles, dá-lhes a coragem de o seguirem tomando sobre si a sua cruz, de se levantarem depois das quedas, de se perdoarem mutuamente, de levarem o fardo um do outro. Além do mais, nas alegrias do seu amor e da sua vida familiar, Cristo lhes dá, já neste mundo, uma antecipação da festa das núpcias do Cordeiro. (Catecismo da Igreja Católica, 1639-1642)
O que devo fazer?
Para receber este sacramento é necessário participar da Catequese do Matrimônio, com duração de alguns encontros antes do sacramento, realizados na casa dos catequistas, e alguns encontros após o sacramento, realizados na casa dos recém-casados.
Deve-se procurar a secretaria da paróquia para efetuar a inscrição na Catequese do Matrimônio. Em seguida, deve-se apresentar a documentação necessária, a saber:
Obs.1: Encaminhar os documentos no mínimo 45 dias antes do casamento. Noivo e noiva devem comparecer na secretaria;
Obs.2: A ornamentação da Igreja, músicos e leitores ficam a cargo dos respectivos noivos.
Obs.3: É necessário ter os seguintes sacramentos: Batismo, Eucaristia e Confirmação (Crisma). Caso falte algum destes, é necessário realiza-los mediante preparação por meio da Catequese de Adultos, com duração mais breve do que a catequese ordinária e didática própria para a faixa etária.